Seja no agir ou no falar, a pessoa precipitada sempre vai sofrer as consequencias de suas atitudes tomadas por impulso, por não haver reflexão sobre aquilo que faz.
A palavra precipitação vem de precipício, que significa abismo, perdição ou ruína. A Bíblia relata no livro de Provérbios 14:29, que a pessoa precipitada é como louca. "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura."
Ora, o agir por impulso é para a criança que ainda não tem entendimento do perigo ou do dano que pode causar a si mesma ou a outros. Mas o adulto precisa amadurecer e entender as sérias consequências causadas por esse tipo de ação.
O geógrafo e historiador grego Heródoto deixou uma reflexão bastante interessante: A precipitação é a mãe do fracasso. A Bíblia ainda diz que existe mais esperança para o insensato do que para o precipitado. O insensato é aquele que não tem senso ou razão, pessoa demente; ainda assim, esse tem mais esperança do que o precipitado.
Existem algumas coisas que caracterizam com clareza uma pessoa precipitada. Essa, normalmente, se envolve em maus negócios, relacionamentos errados, entre outras tantas atitudes que resultam em dor, acidentes e outros prejuízos.
A Bíblia deixa algumas orientações para os momentos em que se precisa tomar decisões:
"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra." (Sl 46.10)
"Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." (Sl 27.14)
"Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus." (Tg 1.19,20)
Precipitação: Um precedente do abismo
Marcadores:
Homem
|
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário