O medo da liderança: 12 tropeços dos primeiros colocados do Brasileirão

|


Em algum momento, os seis melhores derraparam e perderam ótimas chances de subir na tabela

O Campeonato Brasileiro de 2009 é marcado pela intensa disputa nas primeiras posições, mas também tem "consagrado" os tropeços dos líderes São Paulo (62 pontos), Flamengo (61), Internacional (59), Palmeiras (59), Atlético-MG (56) e Cruzeiro (56).

O time tricolor, o que menos derrapou na reta decisiva do campeonato, não por acaso ainda ocupa a liderança do torneio.

Mesmo assim, não escapou das "refugadas".

Confira os 12 tropeços dos líderes do Brasileirão:

28ª rodada
07/10 – São Paulo 2 x 2 Coritiba (Morumbi) O São Paulo precisava de uma vitória em casa para se aproximar do Palmeiras, então líder com cinco pontos de vantagem sobre o rival, mas teve que buscar um empate em casa com o Coritiba, que estava próximo à zona de rebaixamento. 8/10 – Palmeiras 2 x 2 Avaí (Palestra Itália) Não contente com o tropeço tricolor, o Palmeiras fez o mesmo e permitiu a chegada de outros rivais. Perdendo por 2 a 0, o time da casa só empatou no final da partida. Foi a primeira derrapada em uma sequência de resultados ruins que tirou o Palmeiras da ponta.


29ª rodada
10/10 – Internacional 1 x 1 Atlético-PR (Beira-Rio) O Inter vinha se aproximando de São Paulo e Palmeiras, mas perdeu uma chance de ouro de se tornar vice-líder ao empatar em casa, nos últimos minutos, com o Atlético-PR.
30ª rodada 17/10 - São Paulo 0 x 1 Atlético-MG (Morumbi) O São Paulo ainda estava a cinco pontos do líder Palmeiras, mas foi derrotado no Morumbi para o rival direto Atlético-MG com um gol de um ex-jogador seu: Diego Tardelli. Dessa vez, o prejuízo foi maior: de vice-líder, o time caiu para a quinta posição.


32ª rodada
28/10 – Barueri 2 x 0 Flamengo (Arena Barueri) No polêmico jogo em que o Barueri teria recebido uma mala de dinheiro para ganhar do Flamengo, o time carioca teve emperrada sua reação e voltou a ficar longe dos líderes.


33ª rodada
01/11 – Internacional 0 x 1 Botafogo (Beira-Rio) Com mais um tropeço em casa, graças a um gol do zagueiro Juninho, o Inter caiu da quarta para a quinta posição e desperdiçou a oportunidade de ficar a apenas três pontos da liderança. 01/11 – Cruzeiro 2 x 3 Fluminense (Mineirão) Depois de cinco vitórias consecutivas que o alavancaram na classificação, o Cruzeiro conseguiu a proeza de abrir 2 a 0 no Fluminense, então último colocado, em casa, e depois sofrer a virada por 3 a 2. A reação ficou mais complicada.


34ª rodada
8/11 - Atlético-MG 1 x 3 Flamengo (Mineirão) O Atlético-MG se especializaria em perder para adversários diretos em casa, como foi o caso da derrota por 3 a 1 para o Flamengo, quando uma vitória teria colocado a equipe na liderança.


35ª rodada
11/11 – Palmeiras 2 x 2 Sport (Palestra Itália) Depois de perder a liderança para o São Paulo, o Palmeiras poderia voltar à ponta com uma simples vitória sobre o lanterna e quase rebaixado Sport. Simples? O time alviverde tomou 2 a 0 e buscou o empate já no final, com um gol de Danilo que causou polêmica. O filme do empate contra o Avaí se repetiu.


36ª rodada
21/11 - Atlético-PR 1 x 1 Cruzeiro (Arena da Baixada) Com tantos tropeços dos adversários, o Cruzeiro até poderia voltar a sonhar com o título se vencesse fora de caso o Atlético, que luta contra o rebaixamento. Mas só conseguiu, nos acréscimos, arrancar um empate. 22/11 – Atlético-MG 0 x 1 Internacional (Mineirão) Um gol de Giuliano recolocou o Inter na briga e derrubou o Atlético, que amargou novamente uma derrota para um rival direto com o Mineirão lotado. 22/11 – Flamengo 0 x 0 Goiás (Maracanã) A festa estava armada. Para assumir a liderança, era só vencer o Goiás, que já está longe da vaga na Libertadores e sem perigo de ser rebaixado. O maior público do Brasileirão, no entanto, só viu um empate sem gols e o Flamengo ainda como vice-líder, permanecendo um ponto atrás do São Paulo.

0 comentários:

 

©2010 IURD JD. CAPELA |